Depois de passar mais de 30 horas pesquisando porta-sapatos, entrevistando organizadores profissionais e montando 18 banco sapateira manualmente, achamos que o porta-sapatos utilitário de ripas de resina de 3 camadas Seville Classics é a melhor escolha para quem precisa de armazenamento extra para sapatos em um armário ou entrada.
Gostamos muito da prateleira empilhável para sapatos Silver Mesh da The Container Store e chegamos perto de fazer uma escolha. Este modelo é um rack independente de ótima aparência com um design elegante de malha metálica. Cada nível é vendido individualmente, mas eles se acumulam de maneira fácil e engenhosa. Este rack seria ideal se você tiver apenas alguns pares de sapatos para guardar (cada camada comporta facilmente quatro). Em nossos testes, entretanto, à medida que adicionamos mais níveis, descobrimos que a pilha estava muito instável para ganhar nossa recomendação.
O organizador de sapateira de metal de 5 camadas Langria soa bem no papel, pois é quase infinitamente ajustável (você pode posicionar as prateleiras em qualquer altura que desejar), mas na realidade a qualidade simplesmente não existe. Os clipes de plástico destinados a manter as prateleiras seguras não foram instalados corretamente para nós, e o rack não foi marcado com nenhuma orientação, então ficamos sem adivinhar onde instalá-los para manter as prateleiras niveladas. Todo o quadro estava uma bagunça instável e quase imediatamente jogou todos os nossos sapatos no chão.
O design elegante e a largura estreita do porta-sapatos Whitmor 20 pares o tornam ótimo para espaços pequenos, mas em nossos testes suas prateleiras – que eram lisas e consistiam em apenas duas barras horizontais – deixaram nossos sapatos escorregar pelo meio e cair.
O organizador de sapatos de 8 pares da Container Store foi a melhor opção de estilo cubículo que encontramos, mas não foi bom o suficiente para entrar em nossa lista final. Os espaços cabem um par de sapatos lado a lado, mas são curtos demais para saltos ou botins. Em nossos testes, as prateleiras brancas pareciam atrair poeira e fiapos; esse modelo ficava pegando fibras do carpete do nosso escritório, algo que não acontecia com nenhum outro rack. Outra falha menor, mas muito perceptível: o corpo é construído com parafusos pretos que se destacam terrivelmente contra a superfície toda branca (isso é o mesmo em ambos os estilos de cubículo da Container Store que testamos). O rack vem com um pequeno saco com peças de plástico brancas destinadas a encobrir esse problema, mas demorou apenas cerca de dois minutos para que caíssem.
O organizador de sapatos de 12 pares da Container Store tem as mesmas dimensões externas (e tendência para poeira) que o organizador de sapatos de 8 pares, mas divide a área interna em cubículos maiores e menores. Este design torna seus compartimentos muito pequenos para caber em qualquer coisa, exceto sapatilhas muito pequenas e estreitas ou sapatos infantis.
Tínhamos grandes esperanças no Real Simple Shoe Organizer porque parecia ser um rack raro em estilo cubículo que também era ajustável – as ripas removíveis permitem personalizar a altura dos cubículos. É uma ótima ideia, mas em nossos testes a largura dos cubículos (que não era ajustável) revelou-se estreita demais para caber um par de sapatos adultos lado a lado. Apenas um sapato cabe em cada slot, o que é uma terrível perda de espaço.
Achamos que as gavetas transparentes empilháveis para sapatos da The Container Store poderiam ser uma boa maneira de proteger e exibir itens bonitos e delicados.